Agência quer criar versão militar da Starlink

NÃO ME DIGA?????????

Batizada de Blackjack, constelação de satélites irá fornecer às forças militares dos EUA um sistema de comunicação de alta velocidade, grande cobertura e conexão persistente


A Darpa, agência de pesquisa e projetos avançados do departamento de defesa dos EUA, está se preparando para demonstrar as características de uma rede orbital similar à Starlink, chamada Blackjack.

O conceito e objetivos básicos são os mesmos: uma constelação de satélites em órbita baixa (LEO, Low Earth Orbit), criando uma rede autônoma de alta velocidade, altamente conectada e com cobertura persistente e resistente.

Porém, a Darpa quer oferecer mais do que apenas “internet rápida” para tropas dos EUA em todo o mundo: entre os conceitos que serão explorados estão a comunicação entre satélites, supercomputação e comunicação com rádios táticos no campo de batalha.

O primeiro satélite experimental será o Mandrake 1, um “cubesat” (satélite de pequeno porte em forma de cubo) com “chips de supercomputador”. A missão Mandrake 2 usará dois cubesats para demonstrar a transferência de dados entre satélites usando links ópticos. E um experimento chamado Wildcard irá demonstrar a comunicação entre os satélites e rádios em solo. As missões serão comandadas por um sistema autônomo de gerenciamento de missão, batizado de “Pit Boss”.

A data de lançamento da primeira missão não foi definida. Segundo Paul Thomas, gerente do programa, “esperamos começar a integração das duas primeiras cargas úteis militares no próximo verão (meados de 2021), com lançamento em um veículo compartilhado no final de 2021 e o restante da sub-constelação de demonstração Blackjack em 2022”. (FONTE)

#EUA #Starlink #Blackjack #Darpa #Satélites