Aprenda a dizer não!

Se você acha difícil dizer não, você provavelmente gasta muito tempo fazendo coisas para os outros que você preferia não fazer. Dizer sim quando você gostaria de não fazer o que lhe pedem pode criar estresse e tensão no seu corpo produzindo sintomas como por exemplo, dor de cabeça. A seguir, damos cinco formas de dizer não para você treinar:

Não simples e direto: O objetivo aqui é dizer não sem se desculpar. A outra pessoa é a dona do problema e você não deve permitir que ela o transfira para você. Diga “Não, não, eu prefiro não fazer”. O não direto é poderoso e costuma ter bom efeito até com vendedores agressivos.

Não ponderado: Esta técnica implica em afirmar o conteúdo e o sentimento do pedido que lhe foi feito e adicionar sua assertiva recusa no final: “Eu sei que as cartas são urgentes mas eu não posso ir ao correio esta tarde”. Este é um jeito firme e decisivo de dizer não e que não permite negociação pois demonstra que você ponderou sobre o pedido e, ainda assim, não poderá atendê-lo.

Não motivado: Neste método, você expõe muito brevemente o motivo genuíno da sua recusa: “Eu não posso postar as cartas esta tarde porque combinei de encontrar um amigo”. Você pode usar este método se você deseja ser sutil mas tem um motivo verdadeiro para não atender o pedido. Ele também não abre espaço para negociação.

Não negociado: Esta é uma forma de dizer não sem recusar-se definitivamente: “Eu não posso postar as cartas esta tarde mas posso fazê-lo amanhã”. Esta forma pode ser o prelúdio de uma negociação mas você só deve utilizá-la se você realmente quiser e puder atender ao pedido mais tarde.

Não inquisitivo: Não é um não definitivo e é um convite genuíno para abrir uma negociação: “Há alguma outra hora que você gostaria que eu fosse?” Ele pode ser usado se você deseja fazer o que foi pedido mas o momento não lhe é apropriado.

Não do gravador quebrado: Nesta técnica você repete uma simples negação várias vezes: “Não, eu não posso ir ao correio”. “Oh, por favor, as cartas têm que sair hoje”. “Não, eu não posso ir ao correio”.

Este é um bom método para utilizar com pessoas persistentes.

Traduzido do artigo “Just Say No” de Trevor Powell publicado no Yoga Journal nº 138.

#Aprender #Não #Palavras