De surpresa, outro asteróide raspa a Terra durante a madrugada

Não deu nem tempo. Enquanto o asteroide 2012 KP24 cruzava a órbita da Terra no final de Maio, outra rocha espacial se aproximava do nosso planeta de maneira muito mais ameaçadora e durante a madrugada raspou nossa atmosfera a apenas 14 mil km da superfície, abaixo da altura dos satélites geoestacionários.


Universidade do Arizona, o mesmo que descobriu 2012 KP24.

De acordo com cálculos feitos pelos pesquisadores, baseados na magnitude absoluta o asteroide tem um tamanho estimado entre 3 e 10 metros.


Apesar de não ter representado perigo de colisão, 2012 KT24 é um dos asteroides que mais perto chegou do nosso planeta. De acordo com dados do Programa de Objetos Próximos da Terra – NEO, da Nasa, o asteroide aparece na sexta posição. 2011 CQ1 foi o mais próximo e passou a apenas 11 mil km da superfície em 4 de fevereiro de 2011.


Imagens: No topo, frames divulgados pelo observatório Monte Lemmon mostram os frames que detectaram a rocha, algumas horas antes da aproximação máxima. Na sequência, animação mostra o movimento de 2012 KT42. Cada frame tem 5 segundos de exposição, registrada com telescópio de 2 metros de abertura do observatório de Remanzacco, na Itália. Acima, modelagem orbital mostra a passagem do asteroide às 04h00 BRT. Créditos: Catalina Sky Survey/Mt. Lemmon Observatory, Solex/Aldo Vitagliano, Observatório Remanzacco, Apolo11.com.

FONTE: APOLO11