‘Mão de Deus’ fotografada pelo telescópio espacial NuStar da NASA

A Mão de Deus é um exemplo de pareidolia, o fenômeno psicológico de perceber formas familiares em imagens aleatórias ou vagas. Outras formas comuns de pareidolia incluem a visão de animais ou faces em nuvens, ou um homem na lua. Apesar de sua aparência sobrenatural, a Mão de Deus foi produzida por fenômenos astrofísicos naturais.

A cósmica imagem da “mão de Deus” foi produzida quando uma estrela explodiu e ejetou uma enorme nuvem de material, que o Nuclear Spectroscopic Telescope Array-Telescópio Nuclear de Matriz Espectroscópica da NASA, ou NuSTAR, vislumbrou em raios-X de alta energia, mostrado em azul na foto. O Observatório de Raios-X Chandra, da Nasa havia fotografado as partes verdes e vermelhas anteriormente, usando raios-X de baixa energia.

NASA – Religião e astronomia não podem se sobrepor muitas vezes, mas a nova imagem de raios-X da NASA capturou um objeto celeste que se assemelha a “Mão de Deus”. O “Ponto de vista exclusivo do NuSTAR, ao registrar os raios-X de mais alta energia, está nos mostrando objetos bem estudados e novas regiões sob uma nova luz”, disse o investigador principal do telescópio espacial NuSTAR Fiona Harrison, do Instituto de Tecnologia da Califórnia-Caltech em Pasadena, em declaração em um comunicado.

A “mão” cósmica pode parecer um raio-X de um consultório médico, mas na verdade é uma nuvem de material ejetado de uma estrela que explodiu. A nave espacial da NASA o NuSTAR , fotografou a estrutura de raios-X de alta energia, pela primeira vez, mostrado em azul. A baixa energia de luz de raios-X previamente detectado pelo Observatório de Raios-X Chandra da NASA é mostrado em verde e vermelho. Crédito: NASA / JPL-Caltech / McGill

A nova imagem mostra um Pulsar envolto por uma nebulosa, produzido pelo remanescente de uma estrela densa que explodiu em uma supernova . O que é deixado para trás é um pulsar, chamado PSR B1509-58 (B1509, para abreviar), que gira em torno de si mesmo 7 vezes por segundo soprando um vento de partículas carregadas no material ejetado durante a agonia da estrela.


Os cientistas não têm certeza se o material ejetado realmente assumiu a forma de uma mão, ou se a sua interação com partículas do pulsar está apenas fazendo parecer desda maneira. “Nós não sabemos se a forma de uma mão é uma ilusão de ótica“, o cientista Hongjun An, da Universidade McGill, em Montreal, disse em um comunicado. ”Com o NuSTAR, a mão se parece mais com um punho, que está nos dando algumas pistas.”

A nuvem vermelha aparecendo na ponta dos dedos é uma estrutura separada chamada RCW 89. O Vento de energia do pulsar pode estar aquecendo a nuvem para produzir a baixa energia do brilho de raios-X, os astrônomos acreditam.

Artigo original em  SPACE.com.

#Astronomia #NASA

  • Canal Oficial
  • Telegram do Verdade Mundial
  • Loja Verdade Mundial

© 2020 - Verdade Mundial | contato@verdademundial.com.br