A população de Veranópolis/RS acordou com um susto na manhã deste domingo. Conforme relatos de moradores, poucos depois das 8h, um estrondo forte teria feito a cidade tremer.
— Foi bem rápido, um ou dois segundos. Não sei dizer se tremeu mesmo, parecia como o som forte de um vácuo. Até onde sei, foi sentido em vários pontos da cidade — disse.
Ela estava na sala com a família quando ouviu o barulho forte. — Olhamos para fora e vários vizinhos também haviam saído de casa para ver o que tinha acontecido.
Nas redes sociais, muitos relataram o ocorrido. O Corpo de Bombeiros de Veranópolis atendeu cerca de cinco ligações durante a manhã informando sobre o possível tremor, mas avisa que não há nenhuma ocorrência oficial sobre o fato.
— Não há nenhuma informação concreta sobre isso, já houve casos assim outras vezes. Pode ter sido até uma detonação de pedreiras próximo da cidade — sugeriu o Sargento Baldissera.
O geólogo Abrelino Frizzo comenta que não há motivo para pânico no município. Conforme ele, não há nenhum sismógrafo (que registra as ondas sísmicas) instalado na região, porém, pequenos tremores como o sentido em Veranópolis podem ser comuns.
— Temos cerca de 900 metros de rocha abaixo da superfície, são vários derrames vulcânicos, mas existem intervalos entre eles. Ficam vazios, onde a água se armazena. Então, sempre existe o risco de ter acomodações internas dessas camadas de rochas. Mas nada que possa representar um grande tremor — explicou o geólogo.
Segundo Frizzo, numa escala de tom de vibração da Escala Richter o terremoto estaria provavelmente próximo 2 ou 2,5. — Para ser perigoso, um terremoto que realmente movimenta a crosta, deve ser próximo ou superior a 6.
Fonte: ZH
NOTA DO EDITOR:
Não só em Veranópolis mas também em Nova Prata e até em Bento Gonçalves, cidade que fica a 30 km’s de distância sentiu o tremor do que os “especialistas” dizem ser normal. O engraçado é que poucas vezes foi registrado estes momentos nestas cidades e a história é sempre a mesma: “A acomodação das rochas abaixo do solo”. Até que ponto isso faz sentido não sei dizer, mas que o barulho é assustador ao relato dos moradores isso sim é de se questionar se a acomodação faria tal feito estrondoso…
O Verdade Mundial iniciou as atividades em Nova Prata, cidade vizinha aqui de Veranópolis, e é a primeira vez pela qual passamos por este momento aqui na região, já moradores naturais daqui tem relatado os estrondos com frequência.
Ton Müller.
_______ EM SÃO GABRIEL/RS ______________ ATUALIZAÇÃO:
Enviado por Nédio Halembeck